Alemanha: Igreja Católica interrompe investigação sobre abusos sexuais

11.01.2013: pt.euronews.com

A Igreja Católica alemã interrompeu a colaboração com o investigador encarregue, desde 2011, de estudar os casos de pedofilia cometidos por padres.

Na origem da rutura com a equipa dirigida pelo diretor do Instituto de Criminologia da Baixa-Saxónia, Christian Pfeiffer, estarão divergências acerca das condições de independência do estudo.

O porta-voz da Conferência Episcopal alemã, Matthias Kopp, garante que a Igreja “não desistiu da investigação. A pesquisa para apurar os casos de abusos sexuais na Igreja Católica vai continuar, não é uma questão de contar ou não com Pfeiffer, com o qual o trabalho foi dado como terminado, pois o clima de confiança mútua foi destruído”.

O investigador rejeita responsabilidades na rutura, apontando nomeadamente o dedo à diocese de Munique e Freising, que acusa de influenciar os bispos para exigirem que os resultados da pesquisa sejam “submetidos a aprovação” antes de serem publicados.

Para Pfeiffer, “é óbvio que a investigação falhou, porque a Igreja Católica quer controlar e censurar. Pediu-nos para assinar um novo contrato, segundo o qual tinha o direito de proibir os textos escritos por nós, durante anos de trabalho, caso não gostasse [do conteúdo]”.

A ministra alemã da Justiça manifestou o apoio ao investigador, que pretende continuar o estudo de forma independente e apelou a antigas vítimas para que se manifestem.

O fundador de um grupo de vítimas, Norbert Denef diz, que “este caso pode ser comparado à Máfia que resolve os seus próprios crimes, o que não funciona, só podem ser investigados de fora”.

Weiter lesen…

Artikel kommentieren

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind mit * markiert.

Diese Website verwendet Akismet, um Spam zu reduzieren. Erfahre mehr darüber, wie deine Kommentardaten verarbeitet werden.

Artikel aus den Medien

ARD BRISANT ARD Tagesschau Augsburger Allgemeine Badische Zeitung Berliner Morgenpost Berliner Zeitung DER SPIEGEL derStandard.at DER TAGESSPIEGEL derwesten.de DEUTSCHE WELLE Deutschlandfunk Deutschlandradio DiePresse.com diesseits.de DIE WELT DIE ZEIT FOCUS Frankfurter Allgemeine Frankfurter Rundschau Hamburger Abendblatt Hannoversche Allgemeine Humanistischer Pressedienst Kölner Stadt-Anzeiger Leipziger Volkszeitung Lübecker Nachrichten Mitteldeutsche Zeitung n-tv N24 NDR.de NDR Info Neue Zürcher Zeitung nordwestradio Publik-Forum Saarbrücker Zeitung SPIEGEL ONLINE stern.de SÜDWEST PRESSE Süddeutsche Zeitung taz TP Presseagentur Berlin WAZ WELT ONLINE ZDF heute ZEIT ONLINE